sábado, 22 de maio de 2010

África do Sul: A Copa da Esperança


De quatro em quatro anos o mundo se volta para um país que, durante um mês, passa a ser o centro das atenções e dos corações fervorosos de qualquer torcida. Agora, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo desembarca no continente africano e em uma nação que conta com a alegria única de seu povo. A África do Sul se prepara para viver momentos de glória e superação em um mundial que promete ser inesquecível.

Atualmente, a população sulafricana é formada por 80% de negros. Mesmo após anos de luta e do governo de Mandela, o preconceito ainda é muito forte. Negros estudam nas mesmas escolas e universidades que os brancos, mas relatam dificuldades em fazer amizades ou se envolver com alguém. O regime do Apartheid foi abolido, mas deixou uma barreira invisível que ainda convive no país. Muitos acreditam que não existe de fato um esforço do governo para que esta situação se resolva, para que as pessoas se misturem.

Ataques xenófobas ainda são comuns e estão diretamente ligados a má distribuição de recursos entre negros e brancos. Os problemas ainda persistem, mas a verdade é que a partir do dia 11 de junho, na África do Sul, todos os povos, cores e culturas estarão pela primeira vez lutando e torcendo por um mesmo ideal. Realizar a Copa com sucesso é uma esperança para que, embora o país seja assolado por problemas sociais, o fim do preconceito esteja próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário