sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Bons tempos ou tempos bons...


Você que teve sua infância durante os anos 80 e até mesmo 90... Como pôde sobreviver???... Mas... Que infância...... Feliz, Feliz demais da conta para nossos momentos, sem nada de preocupações com o mundo exterior. Afinal de contas....
Os carros não tinham cintos de segurança, apoios de cabeça, nem air-bag e nem sentavamos em cadeirinhas!!!!
Íamos soltos no banco de trás um setado no colo do outro, ou mesmo em cima de caminhões, 3/4, pau de araras, ou ônibus cheio de não caber mais ninguém, íamos fazendo aquela gozação que alegria!! E isso não era perigoso!
Não havia travas de segurança nas portas, cercas elétricas,circuito interno etc.
A gente andava de bicicleta para lá e pra k, sem capacete, joelheiras, caneleiras e cotoveleiras...
Bebiámos água de cacimba, cacimbão, açúde, rios, cisterna, encanada de torneiras, e não águas minerais em garrafões ditas... esterilizadas... Construíamos aqueles famosos carrinhos de rolimã e aqueles que tinha sorte de morar perto de uma ladeira asfaltadas, podiam tentar bater recordes de velocidade e até verificar no meio do caminho que tinham economizado a sola do tênis, que eram usados como freios... Nada de Nike ou Adidas, usávamos Conga e Ki- chute. Quem lembra?
Íamos brincar na rua, de cademia, pulando de um pé só, de peteca, esconde-esconde, de pés descalço, cabelos despenteados,Tomávamos aqueles maravilhosos banhos de rios, açúdes, de chuva, correr nas ruas toda molhada e aquele chuveirão nas goteiras das casas, jogávamos bola na chuva que atletas em... Que alegria espontânea com uma única condição: voltar para casa quando desse aquele roi, roi no estomago! Não havia celulares... E nossos pais não sabiam onde estávamos! E nem por isso acionava o 190, pois tudo era normal
Gessos, dentes quebrados, joelhos ralados... Alguém se importava...
Comíamos doces à vontade, pão com margarina, bebidas com o (perigoso) açúcar. O famoso Ki- suco, ou refresco Não se falava de obesidade.
Dividíamos com nossos amigos um copo de refresco com pão doce comprado naquela mercearia de seu zé, ou na vendinha da esquina, gole a gole e nunca ninguém morreu por isso... Pois todos tomavam no mesmo copo tirávamos uma mordida de pão doce bem quentinho, que delícia.... kkkk Brincávamos sempre na rua e aquele delicioso poli, ou dindim e éramos super ativos... Nada de gripe do frango ou suina (H1N1).
Nada de Playstations, Nintendo 64, X boxes, jogos de vídeo, Internet banda larga, DVD, Dolby surrond, celular com câmera, computador, Chats.
E os nossos cachorros? Lembram? Nada de ração. Comiam a mesma comida que nós ( muitas vezes os restos), e sem problema algum! Banho quente? Xampu? Que nada!!! no quintal, um segurava o cão e o outro com a mangueira, ia jogando água e esfregando-o com (acreditem se quiserem) sabão(em barra)!!! Algum cachorro morreu( ou adoeceu) por causa disso??
A pé ou de bicicleta, íamos à casa dos nossos amigos, mesmo que morassem a Kms de nossa casa, entramos sem bater e íamos brincar.
É verdade! lá fora, nesse mundo cinzento e sem segurança! Como era possível? Jogávamos futebol na rua, com trave sinalizada por duas pedras, ou mesmo nosso chinelo, jogavámos descalço para não arrancar o cabresto da chinela,kkkk mesmo que não estivéssemos escalados jogav... ninguém ficava frustrados e nem era o "fim do mundo".
Na escola tinha bons e maus alunos. Uns passavam por média e outros iam para a famosa recuperação. Nada de Pagar matérias. Nem a famosa ré, ré. Era apenas ré, ou reprovado. Quem não passava, simplesmente repetia de ano e tentava de novo no ano seguinte! Ninguém ia por isso a um psicólogo ou psicoterapeuta. Não havia a moda dos superdotados, nem se falava em dislexia, problemas de concentração, hiperatividade.
Tínhamos: Liberdade, Fracassos, Sucessos, Deveres. A única e verdadeira questão é: Como conseguimos sobreviver???... Você também é dessa geração? Se sim, mostre este texto aos seus amigos desse tempo, e também aos seus filhos, netos, sobrinhos, para que eles saibam como era no ... Nosso tempo!!! Sem dúvida vão responder que eram uma chatice, mas....Como éramos felizes!!!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário